quarta-feira, 25 de maio de 2011

Luciano Feldens - E que tal um dia sem Estado?

Em 2008, o professor de Direito Penal da PUCRS e então procurador da República, Luciano Feldens, escreveu o artigo abaixo, contrapondo-se ao movimento "um dia sem imposto".
 
Preconizou-se, dias atrás, "um dia sem imposto". Pagar imposto não é algo que dê prazer. Especialmente quando assistimos a recorrentes escândalos políticos envolvendo apropriação e desvio de dinheiro público. Quando falham as instituições de controle, então, como anotou Zero Hora em recente editorial, a indignação se avoluma. E o ápice do desgosto parece estar na constatação de que não percebemos o retorno prestacional para a parcela que aportamos em impostos. Sobre isso, é preciso esclarecer algo: nós, assinantes de Zero Hora, ocupantes de uma posição socioeconômica privilegiada, jamais receberemos do Estado, individualmente, uma contraprestação na exata proporção do que pagamos. E isso é assim, infelizmente, porque deve ser. A Constituição de 1988 fixa como objetivos fundamentais da República a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades sociais (art. 3º). A única maneira de cumpri-los em uma sociedade altamente estratificada a exemplo da nossa, em que o Estado não produz riqueza, é mediante a capilarização de um percentual dos recursos de quem a produz, destinando-o ao financiamento de políticas sociais que aproveitam, em especial, às camadas socioeconômicas inferiores.

Diferentemente do que ocorre em um condomínio, onde cada morador cumpre com sua cota e os serviços são coletivamente devolvidos na medida do orçamento ajustado (limpeza, manutenção, segurança), no domínio social a situação é bastante diferente. Nem todos são pagadores. A maciça maioria não é. Isso significa que pagamos por outros e para outros. Essencialmente para aqueles que, se não fosse a presença do Estado no financiamento e na gestão da saúde e da educação públicas, por exemplo, jamais teriam minimamente satisfeitas essas condições elementares de dignidade humana; à diferença de nós, eles não têm a alternativa do setor privado...

Em termos de política social, sempre se poderá fazer melhor. Muito melhor, talvez. Seja como for, enquanto persistir essa profunda desigualdade, a fórmula da redistribuição implicará, sempre, que paguemos mais do que individualmente possamos almejar em troca.

Assim, além de um dia sem imposto, talvez pudéssemos também cogitar: que tal "um dia sem Estado"? Recentemente, os Estados Unidos presenciaram esse dia, quando da passagem do furacão que assolou New Orleans, levando à total paralisia dos serviços estatais de socorro (bombeiros, ambulâncias, polícias). Resultado: além da potencialização da tragédia em si, um aumento vertiginoso de roubos, estupros e homicídios. No Brasil, se esse "dia sem Estado" vingar, pretendo não sair de casa. E por um exercício hipotético de solidariedade mesclada com egoísmo, vou torcer para que esse dia não seja aquele no qual está agendada, há meses, pelo SUS, a sessão de quimioterapia de minha empregada doméstica. Ela depende do sistema público de saúde (Estado). E eu dependo dela.

5 comentários:

  1. Muito bem colocado Luciano. Acredito que a visão de que é necessário essa redistribuição e essa aceitação seja o que esta faltando para alguns que vivem da sonegação. Ganhando Bilhões para dribla o leão.

    ResponderExcluir
  2. Todos que não pedem nota fiscal alimentam a sonegação.

    ResponderExcluir
  3. Diante da sociedade que temos, ter momentos para que toda a sociedade percebesse os valores das coisas sem impostos provavelmente causaria um grande impacto. Se isso se repetisse, poderia causar revolta pela sociedade frente ao governo...
    Quando chegamos ao final de um ano que vemos a receita comendo parte do nosso salário mensalmente, sem pedir, tirando de certa forma à força, sem perguntar se vai fazer falta ou não, é de certa forma constrangedor. Para receber esse dinheiro de volta temos que declarar anualmente para provar que utilizamos nosso dinheiro para saúde e educação não é nada legar, pelo menos para quem recebe menos. Já para os que ganham muito, aí sim...

    ResponderExcluir
  4. Com sua licença,tomei a liberdade de falar em cima de sua fala-"Em termos de política social, sempre se poderá fazer melhor. Muito melhor, talvez. Seja como for, enquanto persistir essa profunda desigualdade, a fórmula da redistribuição implicará, sempre, que paguemos mais do que individualmente possamos almejar em troca." . Diante desta sua colocação,quero dizer que concordo plenamente com voce.,há sim a mafia dos menos favorecidos"

    ResponderExcluir
  5. Que pagam o preço exorbitante ,para manter a elite longe dos demais mortais.

    ResponderExcluir